Capim Amarelo

O Capim Amarelo ou Alto do Capim Amarelo esta localizado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, mais exatamente na porção inicial da Travessia da Serra Fina.

Pico com 2.491 m de altitude, com 5,5 km de trilha até sua chegada e 900 m de desnível. Possui área pra acampamento, e vista para as cidade do Vale do Paraíba e Sul de Minas.

Etimologia

Altitude

Pico com 2.491 m de altitude

Clima

Clima Tropical de altitude

Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15º a 21º C. no inverno as temperaturas podem variar de grau negativo a 10º com muita facilidade. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Bioma

Mata Atlântica

A natureza exuberante que se estendia pelos cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados de Mata Atlântica na época do descobrimento marcou profundamente a imaginação dos europeus. Mais do que isso, contribuiu para criar uma imagem paradisíaca que ainda hoje faz parte da cultura brasileira, embora a realidade seja outra. A exploração predatória a que fomos submetidos destruiu mais de 93% deste “paraíso”. Uma extraordinária biodiversidade, em boa parte peculiar somente a essa região, seriamente ameaçada.

A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do país, com faixa de largura variável, que atravessava as regiões onde hoje estão as fronteiras com Argentina e Paraguai.

Espécies imponentes de árvores são encontradas no que ainda resta deste bioma, como o jequitibá-rosa, que pode chegar a 40 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Também destacam-se nesse cenário várias outras espécies: o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras. Na diversidade da Mata Atlântica são encontradas matas de altitude, como a Serra do Mar (1.100 metros) e Itatiaia (1.600 metros), onde a neblina é constante.

Paralelamente à riqueza vegetal, a fauna é o que mais impressiona na região. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. Além desta lista, também vivem na região gambás, tamanduás, preguiças, antas, veados, cotias, quatis etc.

Apesar da devastação sofrida, a riqueza das espécies animais e vegetais que ainda se abrigam na Mata Atlântica é espantosa. Em alguns trechos remanescentes de floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do planeta.

Primeira ascensão

Sem informação neste momento

Acesso

Estrada do Quilombo km 8,4, – Toca do Lobo

Fica a 8,4 km da MG 158 pela estrada do bairro Quilombo até a Fazenda Toca do Lobo. Depois segue 5,5 km por trilha batida pela crista da serra vencendo um desnível de aproximadamente 900 m.

Turismo

O turismo vem se desenvolvendo muito desordenadamente com excesso de visitantes aos feriados e ninguém nos finais de semana fora da temporada. Na temporada que vai de Maio ate Setembro o movimento também aumenta e não existe controle, o que faz com que ocorra diversos pontos em estado bastante acelerado de degradação.

É altamente recomendado a contratação de Condutores de Caminhada Credenciados

Deixe uma resposta