Pico do Corcovado PESM Nucleo Santa Virginia Base Vargem Grande

Situado na divisa dos municípios de Natividade da Serra e Ubatuba no estado de São Paulo, o Pico do Corcovado é sem duvida um grande atrativo natural em meio a exuberante Mata Atlântica de onde podemos avistar quilômetros e quilômetros em um raio de 360º

Sua localização dentro do PESM – Parque Estadual da Serra do Mar está também na linha divisória de dois núcleos gerenciais, o Núcleo Santa Virginia que fica em cima na parte alta da Serra do Mar, situado no município de São Luis do Paraitinga – SP e o Núcleo Picinguaba na porção baixa já no litoral, situado no município de Ubatuba – SP. Justamente por este motivo tem sido alvo de uma tremenda confusão por parte de usuários que não buscam a correta informação e saem por ai nas redes sociais passando ou discutindo um monte de bobagens.

Independentemente de onde se busca acessar as trilhas que levam o visitante até o topo do Pico do Corcovado,  ambas necessitam de autorização e acompanhamento de condutor indicado pela administração do PESM, que são treinados especificamente para as diversas regiões e núcleos que atuam. Tentar visitar sem o acompanhamento e autorização é correr risco desnecessário de ser tratado como invasor de área restrita para um bom entendedor e cumpridor de boas praticas junto a natureza, fica a dica, inclusive existem pessoas denunciando os “invasores” principalmente quem entra pela parte baixa onde o controle é precário.

No site da Fundação Florestal é possível encontrar os contatos de todos os núcleos e parques sob sua administração, bem como e-mail para registro dos pedidos de agendamento, tudo muito simples.

Sabado dia 24/11/2018 próximo passado, depois de ser obrigado a adiar por duas vezes em função de mudanças climáticas que inviabilizavam nosso passeio, finalmente conseguimos reunir uma parte do grupo inicial com os integrantes Nádia, Ricardo, Ediceu, de São Paulo capital e Hélcio e Juliano, de Taubaté no Vale do Paraíba, eu Milton como organizador do passeio, mais o nosso condutor autorizado do PESM Daniel Alves. Iniciamos por volta das 06H00min a nossa jornada rumo ao Pico do Corcovado entrando pelo Núcleo Santa Virgina via Base Vargem Grande, localizado na parte alta da Serra do Mar.

O local da Base Vargem Grande, por sua vez está próximo ao Bairro da Vargem Grande no município de Natividade da Serra – SP. Chega-se neste local por uma estrada de terra com cerca de 10 Km de trajeto com pouco ou quase nenhuma bifurcação, a unica que eu avistei havia placa de sinalização indicando o caminho da Vargem Grande. O acesso a esta estrada de terra se dá imediatamente após passar a ponte por sobre o Rio Paraibuna (onde realizamos a unica descida de Rafting dentro de uma unidade de conservação no estado de São Paulo), na altura do Km 68. Nosso percurso total saindo do Metrô Belém em São Paulo até o estacionamento da Base Vargem Grande, foi de 270 Km para ir e o mesmo tanto para retorno.

Logo que iniciamos a caminhada o guia nos alertou que já tinha uma subida, todos do grupo se olharam, olharam para a trilha, pois já havia clareado em função do horário de verão, nos olhamos novamente e alguém do grupo disse: – Borá chegamos aqui para subir até o topo. Havíamos andado 50 metros e lá estava a tal subida, o que fizemos? subimos tranquilamente em ritmo de aquecimento, não era nenhuma subida assombrosa. Ali já estava o primeiro alerta do guia.

Com apenas meia hora de caminhada nosso ritmo estava bem legal e o caminho já descortinava uma paisagem extremamente bonita e repleta de pássaros acordando e desejando um ótimo dia a todos (esta foi a sensação que tive, os pássaros desejando um ótimo dia). Chegamos ao nosso primeiro obstaculo, passar um dos inúmeros riachinhos que seguem em direção ao tributário principal chamado de Rio Grande por onde a trilha vai margeando por um longo tempo. Por estarmos no inicio da trilha e a pequena ponte feita de tronco de arvore caída, ter sido levada pela enxurrada, resolvemos tirar os calçados e passar por dentro da água mesmo, sem forçar nenhum salto acrobático somado a um mortal de Front ou Back Flip, como eu disse, estávamos apenas no inicio da trilha. Nesta hora o guia fez o segundo alerta: Não pode demorar, se chover a gente vai até a Cachoeira da Boneca e volta. Ai nos olhamos entre si e veio a indagação no pensamento, o que o Daniel nosso guia, queria dizer com aquele alerta?

Bem, começamos a conversar entre nós do grupo tentando entender o por que de tanto alerta. Enfim…

Continuamos nosso ritmo pois a caminhada é longa. Até quase chegarmos ao primeiro 1/4 da trilha, encontramos uma bifurcação com a placa Cachoeira da Boneca (a esquerda) 2 Km e novamente paramos para um rápido gole de água e lá veio a instrução de alerta do guia: Melhor a gente ir só até a Cachoeira porque se chover a trilha fica muito difícil de passar nos riachos e a gente tem que chegar ás 10 na corda. Foi nessa hora que eu fiquei puto com os alertas, pois parecia que o guia estava lidando com praticantes do tipo corpo mole mais mal sabia ele que no grupo só tinha pessoas com um único objetivo: chegar ao topo do Pico do Corcovado. Pegamos chuva na estrada, empurramos o carro para desatolar uma roda, isso já dentro do estacionamento, iniciamos a trilha com piso molhado e garoa, o tempo estava fechado e corríamos o risco de chegar até o cume e não ver nada, mas queríamos seguir em frente e ponto final.

– Vamos acelerá ai guia, falou mais alto a nossa amiga Nádia,  todos ouvimos e alertados tomamos o rumo da subida, deixando no vácuo a visão da trilha da Cachoeira das Bonecas.

Curiosamente chegamos na tal corda às 09h00min, ou seja, muito antes do que o guia imaginava e sem fazer nenhum esforço adicional, apenas estávamos caminhando em ritmo moderado, transpondo riachinho por riachinho, passando de pedra em pedra e quando chegamos a tal corda, rimos muito pois era uma passagem relativamente simples, quando todos acreditamos que a tal corda seria uma especie de escalada de um Edifício do Banespa ou Edifício Martinelli no centro de São Paulo. Deste ponto em diante na verdade começam algumas subidas mais íngremes, mas que do ponto de dificuldade técnica são realizadas em passos mais lentos e sempre contínuos sem necessidade de empurra, empurra, nada que duas puxadas de ar mais forte para dentro dos pulmões não resolvessem.

Dentro da nossa proposta de levar o grupo até o topo do Pico do Corcovado via Núcleo Santa Virginia e conhecendo boa parte dos integrantes, realizamos com sucesso a nossa chegada ao cume por volta das 11h00min. Ventava muito e o céu ainda bastante encoberto, mas com as nuvens bem altas, conseguimos ver toda a beleza de observar o recorte do litoral de Ubatuba, onde o encontro da floresta de Mata Atlântica praticamente beija e abraça a imensidão do Oceano Atlântico, imagem esta que fica guardada para todo o sempre em nossas mentes e se bem me conheço, voltarei ali quantas vezes puder e enquanto minha saúde permitir. Você também precisa ter a oportunidade de conhecer.

 

Ficha técnica

Altitude: 1.168 metros do nível do mar

Distância percorrida: Aproximadamente 18 Km entre ida e volta

Desnível: cerca de 400 metros do inicio ao topo

Tempo de caminhada: 10 horas

Riqueza de animais avistados no caminho, pássaros de diversas especies, peixe Pirapitinga, um anuro endêmico da região, plantas e arvores enormes por todo o caminho, principalmente o Palmito Juçara que está por toda parte.

Pirapitingas nadando calmamente

Pingo de Ouro – Brachycephalus ephippium

Galeria de fotos

2 thoughts to “Pico do Corcovado PESM Nucleo Santa Virginia Base Vargem Grande”

Deixe uma resposta