Roupas de montanha

Você sabe quais roupas usar na montanha?

Preparar a mochila para ir à montanha ou fazer uma caminhada em trilha, não é uma tarefa muito fácil, pois requer planejamento para saber o que levar, ou seja, leve somente o necessário e assim não terá que carregar peso à toa. Quando viajamos o mais importante é procurar realizar a caminhada com conforto.

Não passe perrengue, saiba que você precisa estar sempre seco, não transpirar demais e nem passar frio. Seguindo isso você já estará guardando energia para quando precisar.

Com o decorrer do tempo você saberá analisar o que realmente está sendo importante para incluir na mochila ou se está na hora de investir em outros equipamentos. Chamamos isto de experiência.

Um sistema simples criado pelo montanhismo que acabou virando um conceito é o sistema de camadas. Onde cada uma delas tem uma função especifica, ajudando a otimizar o volume e o peso carregado na mochila ou no próprio corpo.

Veja a seguir algum itens muito importantes que valem cada centavo do seu investimento.

  • Segunda pele

Esta camada fica em contato direto com a pele (colada) e deve permitir a transpiração, sem absorver a umidade, mantendo a todo momento a pele seca. Este processo deixa a transpiração e o excesso de suor, ou seja, a umidade passar para fora e isso mantem o calor do corpo, pois roupas úmidas em contato com a pele, fazem o calor do corpo dissipar 25 vezes mais rápido, comparando com a roupa seca.

Dê preferência as roupas de cores escuras, estas absorvem melhor o calor, mantendo o corpo mais quente e quando colocadas ao sol secam rapidamente. Já as cores claras, são indicadas para os dias mais quentes. O mercado de roupas para montanha oferecem muitas opções destes produtos com alta tecnologia empregada na fiação e trama dos tecidos.

  • Próxima camada ou do meio

Esta camada é a de aquecimento e serve como uma especie de camada de ar quente também junto ao corpo.  Dependendo do lugar, geralmente em altitudes, o tecido utilizado é o que conhecemos hoje como fleece, que nada mais é que uma grande evolução do moletom que é totalmente feito de algodão. O fleece incorpora também em suas tramas e fios muita tecnologia têxtil, quanto mais grosso melhor será a camada de ar e mais aquecidos ficaremos. No Brasil os tecidos de fleece utilizados são um pouco mais leves e finos, mas todos mantém suas funções de aquecimento satisfatórias.

  • Corta vento e impermeável para proteção contra chuvas

Nesta camada externa, devemos ter a proteção contra o vento e a chuva, porque dependendo da situação e do local você vai perder calor rapidamente. Com a tecnologia empregada atualmente em todos produtos, aquele super aquecimento que transformava rapidamente calor em suor excessivo, fazendo com que a pessoa então fica-se molhada, mas não da chuva, foi quase que completamente resolvido com um tecido que ao mesmo tempo respira eliminando o problema do suor e que não deixa entrar a água da chuva. Estes produtos são conhecidos como Anoraks e cumprem bem o papel de proteção em ambientes de montanha no Brasil. Alguns servem apenas para vento e são mais finos, mas eventualmente também protegem contra o frio.

Para quem pretende se aventurar em ambientes de montanha de muita altitude com gelo e neve, deve primeiramente fazer um bom Curso de Montanha e Escalada, um outro de Primeiros Socorros e Auto Resgate, e para quem apenas esta pensando em iniciar no montanhismo temos o CIM – Curso Iniciando no Montanhismo.

Entenda a diferença entre tênis x botas ?

Tênis

Botas

 

Saco de dormir x cobertor ?

 

Saco de dormir

cobertor

Gostaria de comprar agora ?

Em breve estará disponível o site www.basemarins.com para compra de roupas, calçados e equipamentos de montanha e atividades outdoor. Aguardem

 

Deixe uma resposta