Festa da Uva de Jundiaí
+
Mega Tirolesa em Pedra Bela
Data do passeio: 19/01/2020
Único passeio 2 em 1, ou seja, você compra um passeio e aproveita dois
Vamos fazer na parte da manhã a descida da Mega Tirolesa na cidade de Pedra Bela – SP e em seguida tomaremos o rumo da cidade de Jundiaí – SP onde vamos poder participar da programação da 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos. Vamos também visitar algumas Adegas na Rota da Uva e do Vinho.
Será um super passeio com apenas um pagamento. Saiba mais lendo todo descritivo abaixo.
37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos
Histórico da Festa
A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la. Sonho esse que virou realidade em 1953, com a inauguração do Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município
No antigo Mercado Municipal apenas a primeira edição da Festa foi realizada. Em 1938 a comemoração foi para a Praça Santa Cruz (atual Praça da Bandeira) e em 1947 para a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). Com a inauguração do Parque da Uva, todas as outras 33 edições festas foram realizadas no Anhangabaú.
Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial, cujos frontes principais de batalha ficavam na Europa, mas tinham reflexos negativos em todo os cenários geopolítico, econômicos e culturais mundiais.
Nos primeiros anos da Festa, a eleição da Corte da Uva era intrinsecamente ligada à atividade agrícola no Município, de modo que rainha e princesas eram geralmente filhas de agricultores e moradoras de bairros rurais. Por conta do fenômeno da urbanização, essa tradição acabou dando espaço para que também as mulheres ligadas às atividades da cidade, e não só do campo, pudessem se candidatar. Nos últimos dois anos, no entanto, por meio de seletivas nos bairros rurais, a Prefeitura vem resgatando as tradições iniciais da Festa.
Com exceção da 7ª (1964/65) e 8ª (1966) edições da Festa, todas as demais tiveram eleição para a Corte da Uva. Atualmente, a rainha da edição mais antiga viva, com 90 anos, é Pompeia Fabrício, que representou a Corte da 3ª edição da Festa, em 1947, a festa da retomada do pós-guerra. Pompeia era filha de agricultores. Seu pai, Raphael Fabrício, inclusive, participou da primeira edição da Festa em 1934, tendo sido o vencedor da premiação como melhor pequeno produtor de frutas do Município.
Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos.
Uva
A história da uva no Município é bastante antiga. Em 1669, quando o Município era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava em nossas terras produção e a venda de vinho de uva, vegetal que surgiu na região do Mar Cáspio, na Ásia, há milhões de anos.
Apesar dos registros do século 17, foi no final do século 19 que a produção se ampliou, com a chegada da variedade da Uva Isabel trazida pelos imigrantes italianos. Foram, entretanto, as uvas trazidas do Alabama, nos Estados Unidos, com o nome Niágara, as que mais se adaptaram no solo e condições climáticas jundiaienses. O destaque maior de produção veio em 1933 quando, a partir da uma mutação genética somática espontânea na região do Traviú, em meio à produção da Niágara Branca, surgiu uma variedade rosada, a principal uva da região.
A novidade chamou a atenção dos produtores e também do consumidor e elevou Jundiaí ao patamar nacional no que diz respeito à viticultura, sendo batizada como “Terra da Uva”.
Atualmente há em Jundiaí mais de 1500 propriedades agrícolas, cujas dimensões representam 52% do território municipal. Dessas propriedades, cerca de 500 produzem uva, em mais de 10 milhões de pés, que representam 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.
Vinho
O destaque também vai à produção de vinho. A tradição chegou a Jundiaí na bagagem dos imigrantes italianos que aqui se instalaram no final do século 19. A produção artesanal, que inicialmente acontecia para o próprio consumo das famílias, foi ampliada e tipificadas, para as variedades tintos, brancos, roses, secos, suaves e frisantes. Atualmente há mais de 20 adegas produtoras de vinho, que atraem visitantes de todo país e do exterior para provar os vinhos jundiaienses.
A projeção internacional também se deu por conta do fornecimento do vinho jundiaiense para as missas realizadas no Brasil durante as visitas dos Papas Bento XVI e ao Papa Francisco, respectivamente, em 2007 e 2013.
Rota da Uva e do Vinho
Conheça um pouco mais sobre a Rota da Uva
Formada pelos bairros do Caxambú, Colônia, Toca, Roseira e adjacências, a Rota da Uva possui uma História marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras – esta região concentra grande parte da produção de uvas e de vinhos de nossa cidade, com as delícias tradicionais produzidas pelos descendentes de italianos que ali se instalaram.
As Famílias tradicionais italianas trouxeram consigo não somente a vontade de desbravar um novo país, mas também de plantar aqui suas raízes e reconstruir suas tradições.
Com isso, a cultura da uva foi quase uma consequência e, com ela, a produção do vinho. Para a gastronomia tradicional passar a compor as atrações da região foi só mais um passo.
A Rota da Uva hoje é uma rota de cores, paisagens e sabores indescritíveis! A uva em natura, o vinho, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas tipicamente italianas são apenas algumas opções que a Rota da Uva tem para oferecer à você!
Mega Tirolesa de Pedra Bela – SP
Subir na Pedra Bela, perder o folego sim, mas não pelos seus degraus, mas sim pela deslumbrante paisagem que se espalha na sua frente. Por breves segundos, você simplesmente sente o ar faltar, tudo parece ser intocável e perfeito.
Ali, é exatamente o topo do mundo onde sua Alma gostaria de estar. Para viver para o sempre um momento único.
A Tirolesa de Pedra Bela proporciona mais do que simplesmente um momento de aventura. Ela é uma entrega em simbiose perfeita com a liberdade que apenas podemos sentir quando nos arriscamos em viver.
Não tem nada haver com insanidade, desafiar os limites ou mesmo apenas viver um momento aventureiro. É mais, é um se entregar de corpo, alma e coragem, a fazer parte de um espetáculo lindo chamado Viver em Harmonia com a Criação. É sentir ter asas, e por breves segundos, se permitir um Momento de ser apenas você e o mundo, intocado pelo homem.
Se atirar velozmente naquele momento de vida, e viver esse breve instante em total felicidade. Extravasando todos seus medos, temores, pressões e estresse.
Você se permite na Tirolesa de Pedra Bela deixar sair de dentro de si tudo que não gostaria de carregar mais, de extravasar a sua consciência humana e, desfrutar da total permissão de si mesmo de viver plenamente.
Se vale a pena? – Se dá medo? – Se precisa coragem?
Viver já não é por si só um grande desafio, que nos assusta diariamente, mesmo assim aqui estamos todos lutando para aqui continuarmos
Investimento
Primeira opção
- Pacote completo: R$ 160,00 com vídeo e foto
- Pacote econômico: R$ 120,00 sem vídeo e foto
Atenção:
INFORMATIVO
Aberto: sábados, domingos e feriados, a partir das 9hrs até as 17hrs. (horário sujeito a mudança depende do clima e quantidade de pessoas na fila)
O ingresso é vendido por ordem de chegada.
Peso máximo por pessoa 150 kg e minimo 40 kg, para descer sozinho.
Minimo. 3 anos de idade.
Menos de 40 kg precisa descer em dupla.
Local de encontro
Domingo dia 19/01/20
Partida às 00h01min.
Metrô Belém, saída norte a esquerda das catracas.
Rua Toledo Barbosa X Fernandes Vieira
Roteiro e programação
Sabado dia 18/01/20 a partir das 23h45min. aguardaremos o horário de embarque
Partiremos de São Paulo direto para o alto da Pedra do Santuário onde vamos aguardar o Sol nascer. Desceremos para a cidade de Pedra Bela, onde vamos achar uma padaria e tomar um café da manhã (pago a parte) em seguida vamos ao local de compra de ingresso onde será realizada a atividade de Tirolesa, para em seguida aguardar o veiculo de transporte para ir ao local de lançamento. Tirolesa é uma atividade onde o praticante desce preso a cabos de aço com os devidos equipamentos de segurança, através de um mecanismo de roldanas preso a este cabo.
Extensão total da tirolesa 1.900 metros maior da America Latina
Ponto culminante : altitude máxima metros
Domingo 19/01/20
03h00min – Chegada ao estacionamento do Santuário (pernoite a bordo)
04h45min. – Inicio da caminhada até o alto da Pedra do Santuário
05h20min – Nascer do Sol do alto da Pedra
07h30min – Tomar cafe na padaria ( pago a parte )
08h30min – Previsão de chegada ao local da atividade e compra dos ingressos.
09h00min – Previsão de inicio das descidas.
12h00min – Previsão do almoço na Rota da Uva e do Vinho (não incluso)
13h30min – Visita as Adegas
15h00min – Encontro de Fuscas no recinto da Festa da Uva
17h00min – Previsão de retorno
19h00min – Previsão de chegada a São Paulo
Esta incluso:
- Condutor de Turismo de Aventura
- Condutor de Montanha
- Guia MTUR CADASTUR 25.860350.54-9
- Trasporte ida e volta de São Paulo minimo de 8 PAXs e máximo 14 PAXs.
- 1 atividade de Tirolesa
- 1 Equipamentos de segurança
- Kit de fotos, valido para o pacote completo
- 1 vídeo gravado da descida, valido para o pacote completo
- 1 passeio a 37ª Festa da Uva
- 1 passeio para Rota da Uva e do Vinho
Não esta incluso:
- Alimentação não descritas no pacote e bebidas nas refeições
- Devolução de dinheiro em caso de abandono (Leia as regras em cancelamento)
- Reembolso em caso de perda de equipamento eletrônicos
O que levar
Equipamentos individuais obrigatórios:
- Mochila de ataque 15/20 litros
- Boné com preferência do tipo legionários (com pano atrás cobrindo pescoço)
- Lanterna de cabeça “Head Lamp” + pilhas
- Protetor solar e labial, repelente (embalagem pequena)
- Kit de 1º socorros pessoal + remédios (quando se faz uso)
- kit de emergências
Vestuário para caminhada altamente recomendados:
- Bota apropriada ou tênis para montanha. Qualquer outro calçado com solado ante derrapante.
- Meias novas e grossas de caminhada (duas também serve) se possível de compressão
- Calça tactel ou tipo cargo, ou moletom
- Camiseta de manga comprida com preferência de tecido esportivo
- Capa de chuva
- Anorak – corta vento
- Agasalho tipo Fleece ou moletom
Alimentação por dia de caminhada
- 1 lanche de trilha reforçado (pão integral com queijo de casca dura e salame)
- 1,0 litros de água mineral (2 garrafinhas de 500 ml)
- 1 Isotônico 500 ml
- 1 suco de 200 ml
- 2 doces (paçoquinha ou pé de moleque)
- 1 barrinhas de cereal
- 1 saquinhos de MIX de castanhas + frutas desidratadas
- Cada participante carrega sua alimentação + água e bebida, em sua mochila, bem como os itens e equipamentos obrigatórios descritos acima
Inscrições, formas de pagamento e cancelamento
Preencha sua ficha de inscrição completa: click aqui
As vagas são no minimo de 8 participantes e limitadas em até 14 participantes
Formas de pagamento
Reservas de vagas serão garantidas através de deposito bancário nas seguintes condições:
R$ 60,00 de sinal em dinheiro até o dia 17 de janeiro e o restante de R$ 100,00 no ponto de encontro, pagos em dinheiro
Pagamento integral no valor R$ 160,00 pacote completo
Pagamento integral no valor de R$ 120,00 pacote econômico
Deposito bancário
Banco 104 – CEF – Caixa Econômica Federal
Agência 0241 – Belenzinho
Conta Poupança – 013 – 84668-9
Milton Gouvêa Franco
CPF: 037.648.708-93
Enviar comprovante de deposito por e-mail ou whatsapp
Cartão de credito: não disponivel
- O cancelamento dos serviços prestados será entendido como a desistência do passeio. Também será considerado como cancelamento o não comparecimento no dia, hora e local combinados para o início do passeio, independente do motivo alegado.
- A desistência voluntária por parte do cliente antes do passeio precisa ser formalizada por escrito e enviada por e-mail ou whatsapp.
- Serão devolvidos até 90% dos valores pagos e retidos 10% por custos administrativos se avisado com até 30 dias de antecedência.
- Serão devolvidos até 50% dos valores pagos e retidos 50% por custos administrativos se avisado com até 20 dias de antecedência.
- Serão devolvidos até 10% dos valores pagos e retidos 90% por custos administrativos se avisado com até 10 dias de antecedência.
- Não serão devolvidos os valores pagos se avisado com até 9 dias de antecedência.
Contatos
Milton Gouvêa Franco (11) 997701991 Vivo/Whatsapp
Site: www.acampamentobasemarins.com
E-mail: contato@acampamentobasemarins.com
Facebook: www.facebook.com/acampamentobasemarins
Instagram: www.instagram.com/acampamentobasemarins
Youtube: www.youtube.com/acampamentobasemarins
Whatsapp Group: Pedra Bela + Festa da Uva
O Acampamento Base Marins se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de força maior, ou outros que julgue poder interferir na segurança do grupo.
Ao solicitar reserva e efetuar o pagamento, o participante afirma que está de acordo com nossos Termos e Políticas e que todas as informações prestadas no momento de sua inscrição, para todos os fins, são verdadeiras.