É um dos principais picos que formam a grande muralha de proteção da cidade de Piquete – SP encravado na Serra da Mantiqueira bem na direção de São Francisco dos Campos do Jordão, fazenda modelo, idealizada pelo Barão da Bocaina, que queria transformar em cidade, ficando apenas nos sonhos deste ilustre morador de Lorena no Vale do Paraíba e dono de grandes porções territoriais da serra.
No caminho deste pico passa-se pela rampa de voo livre pertencente a Pousada Vizinha da Lua, onde aos finais de semana, dependendo da direção dos ventos, pode-se parar e apreciar a saída dos corajosos pilotos de asa delta e paraglider e uma primeira visão privilegiada da cidade de Piquete.
Outro lugar próximo e bastante visitado são as Ruinas do Sanatório Militar em uma região conhecida como Lavrinhas, uma antiga e bela construção do inicio do seculo, com material todo trazido da Europa, totalmente “pilhada e saqueada” da construção restam apenas as suas ruínas.
Origem do nome
Altitude
O Pico do Ataque está oficialmente registrado com 2.030 metros de altitude ao nível do mar (ponto de altitude zero).
Clima
Clima Tropical de altitude
Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.
Bioma
Mata Atlântica
A natureza exuberante que se estendia pelos cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados de Mata Atlântica na época do descobrimento marcou profundamente a imaginação dos europeus. Mais do que isso, contribuiu para criar uma imagem paradisíaca que ainda hoje faz parte da cultura brasileira, embora a realidade seja outra. A exploração predatória a que fomos submetidos destruiu mais de 93% deste “paraíso”. Uma extraordinária biodiversidade, em boa parte peculiar somente a essa região, seriamente ameaçada.
A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do país, com faixa de largura variável, que atravessava as regiões onde hoje estão as fronteiras com Argentina e Paraguai.
Espécies imponentes de árvores são encontradas no que ainda resta deste bioma, como o jequitibá-rosa, que pode chegar a 40 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Também destacam-se nesse cenário várias outras espécies: o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras. Na diversidade da Mata Atlântica são encontradas matas de altitude, como a Serra do Mar (1.100 metros) e Itatiaia (1.600 metros), onde a neblina é constante.
Paralelamente à riqueza vegetal, a fauna é o que mais impressiona na região. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. Além desta lista, também vivem na região gambás, tamanduás, preguiças, antas, veados, cotias, quatis etc.
Apesar da devastação sofrida, a riqueza das espécies animais e vegetais que ainda se abrigam na Mata Atlântica é espantosa. Em alguns trechos remanescentes de floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do planeta.
Primeira ascensão
Sem informação neste momento
Acesso
O Pico do Ataque está localizado na cidade de Piquete/SP, próximo à divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo na Serra da Mantiqueira.
O acesso pelas estradas ao Pico do Ataque pode ser feito de duas formas, ambas através da BR – 459, Rodovia que liga Lorena/SP a Itajubá/MG.
veja o mapa
Turismo
Local de fácil acesso, chega-se com veiculo 4 x 4 , pois no topo da montanha existem antenas retransmissoras de radio e TV, com a estrada de terra sem manutenção é uma tremenda aventura. O legal são as caminhadas e passeios de bike. No local não existe infra estrutura. O local onde a turma da bike costuma deixar os veículos estacionados é no Posto da Barreira de lá partem para vários roles
Quer conhecer este lugar ?
Preencha seu cadastro aqui e receba nosso calendário de passeios.
Olá! Uma correção, o Pico do Ataque fica no município de Delfim Moreira-MG, realmente quase em Piquete, mas já é Delfim. 😉
Ola bom dia
Vou verificar isso
Obrigado