O Pico do Tira Chapéu é o ponto culminante da Serra da Bocaina, com 2.088 metros de altitude, e está entre os 10 pontos mais altos do Estado de São Paulo. Está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (Parte Alta), em São José do Barreiro.
O visual do cume é de 360°, de onde avista-se parte do Vale do Rio Paraíba de São Paulo, e toda faixa da Serra da Mantiqueira que se estende entre o Marins e Itaguaré, Serra Fina e Planalto de Itatiaia. Em dias de boa visibilidade, enxerga-se também parte das baias de Ilha Grande e Parati, no litoral sul fluminense. O nascer e o pôr-do-sol do alto do Tira Chapéu são, certamente, espetáculos inesquecíveis!
Etimologia
Altitude
2088 metros do nível do mar.
Clima
Clima Tropical de altitude
Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro, Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina. As temperaturas médias variam de 15º a 21º C. no inverno as temperaturas podem variar de grau negativo a 10º com muita facilidade. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.
Bioma
Mata Atlântica
A natureza exuberante que se estendia pelos cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados de Mata Atlântica na época do descobrimento marcou profundamente a imaginação dos europeus. Mais do que isso, contribuiu para criar uma imagem paradisíaca que ainda hoje faz parte da cultura brasileira, embora a realidade seja outra. A exploração predatória a que fomos submetidos destruiu mais de 93% deste “paraíso”. Uma extraordinária biodiversidade, em boa parte peculiar somente a essa região, seriamente ameaçada.
A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do país, com faixa de largura variável, que atravessava as regiões onde hoje estão as fronteiras com Argentina e Paraguai.
Espécies imponentes de árvores são encontradas no que ainda resta deste bioma, como o jequitibá-rosa, que pode chegar a 40 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Também destacam-se nesse cenário várias outras espécies: o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras. Na diversidade da Mata Atlântica são encontradas matas de altitude, como a Serra do Mar (1.100 metros) e Itatiaia (1.600 metros), onde a neblina é constante.
Paralelamente à riqueza vegetal, a fauna é o que mais impressiona na região. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. Além desta lista, também vivem na região gambás, tamanduás, preguiças, antas, veados, cotias, quatis etc.
Apesar da devastação sofrida, a riqueza das espécies animais e vegetais que ainda se abrigam na Mata Atlântica é espantosa. Em alguns trechos remanescentes de floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do planeta.
Primeira ascensão
Sem informações no momento
Acesso
Para chegar ao Pico do Tira Chapéu é bem fácil, pois saindo de São José do Barreiro, basta pegar a estrada que segue até o Parque Nacional da Serra da Bocaina, ao chegar na bifurcação da estrada existe a placa indicativa, basta seguir mais um pouco e encontrará o local de estacionamento. Dai é só seguir na caminhada.
A entrada no PNSB para este atrativo não necessita de autorização, basta seguir as orientações e comportamento de atividades ao ar livre e curtir bastante este lugar muito bacana e pouco visitado.
Turismo
Por estar situado dentro dos limites do PNSB – Parque Nacional da Serra da Bocaina e por ser bem afastado da cidade, o lugar é bem tranquilo e tem o turismo bem organizado mesmo sem haver cobrança de ingresso. O fato de ter a localização dentro do PNSB, já impõe respeito por saber que a fiscalização não dá mole e quem faz ou pratica atos fora das boas praticas do campismo natural ganha de brinde uma multa que dói no bolso. Como em toda área natural é recomendado a contratação de guias ou Condutores de Caminhada Credenciados