A Serra Fina é uma seção da Serra da Mantiqueira, por sua vez uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil. Coincide em grande parte com o Maciço Alcalino de Passa Quatro e situa-se em sua quase totalidade na divisa entre os estados de Minas Gerais (município de Passa Quatro, com uma área muito pequena no município de Itanhandu) e São Paulo(municípios de Lavrinhas e Queluz), mas sua extremidade leste também alcança o estado do Rio de Janeiro (município de Resende). É vizinha ao Maciço de Itatiaia, onde se situam o Parque Nacional de Itatiaia e o pico das Agulhas Negras; os dois maciços são visíveis entre si.
A Serra Fina tem um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro (mais de 2 200 m do topo da Pedra da Mina à base da serra no lado paulista, no Vale do Paraíba) e a quarta mais alta montanha do Brasil: a Pedra da Mina (2 798 m). Na extremidade leste da Serra Fina, também se destaca o pico dos Três Estados (2 665 m), em cujo topo está o ponto tríplice onde se unem as divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Como é usual nesse trecho da serra da Mantiqueira, a encosta sul é muito mais íngreme que a encosta norte, razão pela qual a maioria das escaladas se faz pelo lado mineiro.
A Serra Fina tem este nome em virtude possuir largura estreita, às vezes inferior a um metro, ao longo de toda a sua linha de crista.
Aspectos Geológicos
As rochas que compõem o maciço se formaram na transição entre os períodos geológicos Cretáceo e Terciário. Esse limite, que ocorreu ao redor de 65 milhões de anos atrás, coincidiu com a extinção dos dinossauros e de diversos outros grupos de vertebrados e invertebrados, assim como pelo início do domínio dos mamíferos e angiospermas (plantas com flores) sobre as faunas e floras continentais.